O Projeto

Moto no dia da Compra

21/11/2011 01:05

Moto do jeito que foi comprada....

Tava ruim e papagaida.....

Desmontando a moto, repare o motor antigo, era o 1975 refrigerado à ar, motor funcionava muito precariamente, tinha trincas e vazamentos, embreagem ruim, carburadores precisando dar um talento, realmente um caos...

Na desmontagem, o quadro se mostrou um tanto forte, porém judiado, pontos de ferrugem era "mato", no entanto não tinha podres e nem trincas, apenas resto de oleo 2T encroado em tudo.

Comprei a motorização de uma moto também Yamaha, pois queria manter a marca, escolhi o YS250 por se tratar de um motor forte para uma 250, acompanha até CB300, já é injetado e tem uma relação potência, torque, consumo muito bom, sem contar na durabilidade e segurança deste motor. Comprei motor com arranque, radiador de óleo, corpo de borboletas, injeção eletrônica, chicote elétrico, monocoto de luz e partida, central eletronica, sensores, etc...

Tudo isso era de uma única moto de leilão, com sua devida baixa no Detran de MG e com NF, nota essa que mais tarde utilizei para legalizar a documentação da moto.

Motor no dia em que chegou...

Como qualquer adaptação tive incotáveis problemas no quadro, tive de re-fazer a engenharia do mesmo, pois tive de cortar periféricos para caber o novo motor, que é mais curto, mais fino e infelizmente mais alto, devido ai ao cabeçote que abriga o comando de válvulas, que nao existe nos motores 2T.

Com isso, travei o quadro na bancada, a sorte era que o quadro é de berço duplo tubular, e que existe um tubo central que liga o centro do quadro ao pescoço da direção, e este tudo não era reto como os outro 2, ele tinha um angulo de 45 graus, que permitia o encaixe do motor mais alto, portanto cortei os outros 2 tubos que eram retos e soldei novos tubos de mesma espeçura externa e de chapa interna, seguindo o tudo inclinado....

Agora era "só" alinhar pinhão com coroa e soldar novos suportes para o novo motor.....

como altura mudou, tive de cortar suportes antigos, levar o motor um pouco pra frente e alongar a corrente, tudo pronto, cortei, soldei, imendei, e terminei o quadro com pintura em esmalte sintético automotivo preto Cadillac logo após ter dado base com primer automotivo.

Pintura de Quadro seca, iniciei a montagem, motor alinhado e devidamente afixado ao quadro.

Aparece a primeira zica, a coroa da RD tem furação e tamanho diferentes da Fazer, optei por levar a coroa nova e a venlha em um torneiro que "transferiu" a furação e o tamanho da flage para a coroa nova da Fazer, que por ventura ficou barato(20,00) pois era pouca coisa.

A segunda zica, a caixa de direção começa e ranger, desmonto e era uma Gambiarra com G maiúsculo dentro da mesma, o eixo estava soldado entre um pedaço de eixo de baixo, um parafuso, e outro pedaço de eixo de cima, joguei a mesa inteira no lixo, comprei uma usada em perfeitas condições no ML por R$ 40,00, mesa inferior com eixo, superior e rolamentos zerados, chegou com 3 dias e já montei no próximo sábado, na foto abaixo meu amigo José Roberto que me ajudou a montar o novo motor e funcionar pela primeira vez um mês depois.

 

Neste dia iniciei a parte elétrica e a confecção da descarga que vai continuar dupla....

A descarga é composta por duas ponteiras de honda strada 200 revestida externamente por aço inox com as pontas trabalhadas em torno, bojo centra marmita que divide uma entrada para duas saídas, resultado estético e funcional perfeitos.

Zica número 3, o que fazer com a bomba elétrica, pois como o motor é injetado a bomba tem de ser elétrica, a bomba original da Fazer é interna no tamque, e eu não queria rasgar meu tanque para colocar lá dentro uma original deste motor, medo de vazamentos dentre outras coisas, por este motivo pensei, quando turbinei meus 2 antigos carros( um verona Europeu 94 AP 1.8, e um corsa 98 1.0), a bomba que usei era externa de gol gti e no outro uma externa de monsa, uai, sei que toda bomba elétrica de carro é 12v, a da moto também, porém mudava a pressão e a vasão, eletronicamente ela iria funcionar, pesquisei a bomba original da moto e descobri que é alimentada por 12v, vasão de 30L\H e pressão de 2,5Bar, então opitei pela bomba do Monsa que é alimentada também por 12v, porém tem vasão de 100L\H e pressão de 2,5 ~ 5Bar.

Pulo do gato, eliminei a torneira do tamque, soldei 2 tubos de 10mm de diâmetro debaixo do tamque, um para saída e outro para retorno de combústivel, e coloquei um dosador de combustível original do Kadett 2.0i que é de exatos 2.5Bar, portanto sempre que pressão de combustível na linha chegar à 2,5 o restante retorna para dentro do tanque, mantendo apenas os 2,5 que a moto exige(antes de colocar o dosador eu ligava a bomba extrangulada, mas isso pesava a mesma e esquentava até parar de funcionar, a dica de colocar o dosador do Kadett foi do amigo preparador de carros aqui da região, o Tiago da Mecânica do Cumprido, um abraço amigo.

Zica 4, a moto não dava sinal de vida elétricamente, nem a bomba zuava quando ligava a chave, até que um amigo que tem uma fazer veio aqui em casa e me deixou tirar a central dele e testar na minha  em um ato desesperado... bingo, a central que veio na minha moto estava estragada, e o kara que me vendeu deu as costas e jurou que funcionava.... mais uma vez fui ao ML e comprei uma usada por R$ 180,00 já que a média na minha cidade era de 400,00 também usada, coloquei na moto virei a chave e bammmmmm...... a bomba fez zummmmmmmmm até a luz da ignição apagar dando credibilidade ao conjunto me permitindo da a partida que pegou de primeira, primeira vez escutando o funcionamento do motor que comprei a 30 dias atráz......  seguem as fotos na sequencia do narrado...

 

Uma de minhas grandes vontades neste projeto era a incorporação de um painel totalmente diferente, pensei, acho muito loco o painel do Honda New Civic, e falei com as pessoas entereçadas no meu projeto que iria colocar um. Fui chingado de tudo quanto é nome por "colegas" do ramo que me falaram que 'NÃO É POSSÍVEL' adaptar este painel em outros carros, quem diria em uma motocicleta... Isso só fez almentar minha fome, confesso que na hora que terminei tava com uma fome danada...kkk

Portanto, fui a um ferro velho aqui da cidade, comprei as duas partes do painel de um new civic 2008 automático por R$ 200,00, levei pra casa e comecei a pensar o que fazer, fiz um video (que vou colocar aqui depois) mostrando onde iria e como iria colocar-lo. Começa a dor de cabeça, ninguém quis me dar ajuda, não se acha manuais da honda com facilidade na NET, liguei para "grandes" lojas de manutenção de paineis de SP e do RJ e todos não quiseram me ajudar, um deles até indicado pelo Club do New Civic como melhor loja de manutenção de painéis do país me disse ao telefone... Vc é louco, isso não vai funcionar e eu não vou te passar esquema elétrico do painel...tu..tu..tu..tu....

Eu só queria saber no chicote que chega no painel, qual cor de fio correspondia a +VCC, a terra, a sinal de alerta, a sinal de rede in, out, etc...

Tive a indicação de ir à uma casa que trabalha com painéis e elétrica automotiva na cidade, procurei o dono(se ele deixar depois eu posto aqui o nome) contei a ele e ele me deu o diagrama do painel... Kra era o diagrama do painelll.... Karalho .... pensei comigo mesmo, e mandei o resto dos filha da P. pra Ponte Que Partiu. Gastei 3 semanas, mas fiz o painel funcionar o contagiros, luz de seta, luz de farol auto e baixo, luz de injeção e etc...

Fiz os videos de montagem e funcionamento que também estarão nesta pagina em breve...

Obrigado à todos que me ajudaram a chegar a este resultado, e quem duvidou... até mais.

 

Parte elétrica, olhe no detalhe à esquerda do quadro, você verá a bomba de nonsa, o chicote já esta totalmente instalado, tive de comprar o sensor de inclinação, que não veio na moto e sem ele o motor não liga, no ML paguei R$ 150,00, troquei vela, cabo de vela, desmontei pessoalmente todo o corpo de borboleta e mandei para o amigo José Roberto fazer a limpesa de Bico injetor e montei novamente.

Não tinha espaço para montar o filtro de ar original, por este motivo comprei uma mangueira de borracha da largura da entrada do filtro e coloquei um filtro de ar esportivo do modelo que se usa nas RD´s, pra variar retirei o filtro de um dos carburadores do antigo motor da minha RD, o motor funciona mais solto, e em marcha lenta fica com uma bateção do tipo batedeira, mas ao acelerar fica limpinho, e acentua o ronco da descarga.

Freios ficaram muito bons, troquei todas as mangueiras, troquei a manete por uma atual e nova, fiz a sangria e coloquei óleo DOT4.

 

Após funcionamento acertado, vem a montagem da carenagem, neste ponto o painel ainda não estava totalmente funcionando, o video acima com o painel em funcionamento foi depois deste ponto aqui...

A carenagem quando comprei possuia muito machucados, toda baianada com aranha desenhada pra todo lado, tinha setinhas de fusca no lugar das originais, tinha muita coisa personalizadas pelo antigo dono.... arranquei tudo, mandei tampar o buraquinho na lateral onde tinha a torneirinha de combustivel, pois esta moto é injetada e não usa torneirinha, mandei pintar com tinta Preto pérola automotiva, utilizada nos Corolas mais novos(gosto muito desta cor) retirei a alça de serurança do carona, poli os suportes da descarga que são de aluminio, as setas trazeiras são grandes e são as da Falcon Fumê, portanto comprei outro par de setas da falcon em fumê e coloquei na frente da moto, no lugar onde antes tinham as setinhas laranjas de fusca, eu preferi as grandes pois acho que combina com a moto, não curto seta pequena, e as da falcon cairam muito bem nela.

Todos os parafusos externos são de aço inox e realçam muito com o preto perola....

O banco, pesquisei até encontrar um material do forro que se acemelha bastante com o forro da Yamaha XJ600...

 

 

Após começar a andar na moto começo a encontrar pontos de melhoras cabíveis, uma delas é arrumar a vibração que estava adormecendo meus dedos em alta rotação, e fui quebrando  a cabeça até colocar coxins nos parafusos fixadores das descargas,ai, sumiu 80% da vibração...

Depois levei na loja do José Roberto para trocar o óleo das canetas dela, agora também não soca mais ao passar em costelas na pista.

Segue fotos do dia da troca de oleo das canetas...